PLANO ANUAL OBJETOS DE CONHECIMENTO:
1º BIMESTRE: O que é Estudo Orientado?; Foco e Meta – Percepções para qualquer tipo de Estudo; Rotina de Estudo; A Importância de uma Rotina de Estudos; Temas de geografia: tipos de climas; Ação - Biblioteca Liber Virtual – Leitura do E-Book Vidas Secas. Resumo da Obra Vidas Secas; Biografia de Graciliano Ramos; Estudo e Rotina
2º BIMESTRE: Estudo e Rotina, O que é Interpretação Textual?; Texto Reflexivo - A Felicidade É Uma Escolha; Texto Reflexivo - Um Ser Formidável (O Mundo De Sofia); Texto
Reflexivo - O Mito da Caverna; A Importância de Estudar; Rotina de
Estudo (Reavaliar); O que são Aldravias?; Compilação de Aldravias; Organização
de Horário de Estudo; Ação - Biblioteca Liber Virtual – Leitura do E-Books; Ação da Semana: Chesstou - Momento com Jogos
Educativos (Jogos De Tabuleiro); Horário Nobre de Leitura com Os Ebook Da
Biblioteca Liber Virtual; Ação da Semana: Cine Dinarte - Exibição do Filme: O
Livro De Eli; Produção textual baseado no Filme O Livro de Eli; Ação da Semana:
Terapia Lírica - Meditação e Relaxamento com Poesia & Salmos
3º BIMESTRE: O que é poetrix?; compilação de poetrix; terapia lirica -
relaxamento nos colchões acompanhado de leituras de poesia e salmos; A
importância dos Estudos; Ação da Semana - Chesstou: momento com jogos
educativos ( ludo, dama, xadrez e dominó); interpretação textual - A
escrita corta (David Noah); interpretação textual - A realidade
simplesmente é; Introdução ao xadrez; Ação da Semana - Fidengine
(prática de xadrez com tabuleiros); Interpretação textual - tudo é tão
normal (David Noah). Ação da Semana - Leitura dos e-books da Biblioteca
Liber Virtual; Interpretação textual - linhas e rimas (George Patrick);
Interpretação textual - sou um guardador de rebanhos (fernando pessoa);
Atividades avaliativas
4º BIMESTRE: O que é uma quadrinha?; compilação de quadrinhas; terapia lirica - relaxamento nos colchões acompanhado de leituras de poesia e salmos; A importância dos Estudos; Ação da Semana - Chesstou: momento com jogos educativos ( ludo, dama, xadrez e dominó); interpretação textual - Nessa Rede Espaçosa (David Noah); Interpretação textual - Não Entendo (Clarice Lispector); Introdução ao xadrez; Ação da Semana - Fidengine (prática de xadrez com tabuleiros); Pesquisa Biográfica: Quem é Clarice Lispector? Ação da Semana - Leitura dos e-books da Biblioteca Liber Virtual; Interpretação textual Sou um Ser (Clarice Lispector); Interpretação textual - Não diga nada (Fernando Pessoa) Interpretação textual - Sinceridade (Freitas Júnior) ; Atividades avaliativas
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Aulas para correção de atividades e explicação de conteúdo. Postagens de textos e vídeos aulas e encaminhamentos de atividades por meio do aplicativo WhatsApp. Entrega de material impresso para os alunos como complemento do livro de didático.
Realização de pesquisas em livros, revistas e outros recursos existentes na biblioteca da escola, bem como a realização de tarefas expositivas de trabalhos desenvolvido pelos alunos de outras temáticas relativas aos assuntos trabalhados.
Exposições de vídeos e filmes ligados aos temas com SLIDES e a realização de tarefas no Livro Didático.
Aulas expositivas e participativa por meio da leitura de textos, trabalho com tipologias diversas de fontes de pesquisas, exercícios escritos, pesquisa orientada em grupo e/ou individual, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e discussão sobre os temas abordados.
Leituras das temáticas do Livro Didático e o uso da plataforma Clickideia e o blog do presente professor: https://fjhistoria.blogspot.com/
ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO
Disponibilização de conteúdos para os alunos através de sistemas que permitam acompanhar devidamente o progresso dos estudantes e identificar quaisquer problemas ou dificuldades (vídeos no youtube; link de textos entre outros).
Atividades mais práticas, como estudos de caso, projetos, seminários, simulados ou outros tipos de iniciativas que entreguem ao aluno um papel mais centralizado no processo de aprendizagem.
Sala de aula invertida (troca de papel entre o aluno e professor), gamificação ou educação baseada em competências (Que permite nivelar melhor o aluno com base nas suas habilidades e autonomia) dando-lhe autoridade para pesquisas e busca de conhecimento.
O desenvolvimento metodológico das aulas buscará o diálogo entre os agentes da ação educativa, destacando a produção do conhecimento pelos alunos por meio de leitura, registro e composição tanto de imagens quanto de textos escritos nas aulas.
Diversos instrumentos e formas avaliativas serão utilizadas, individual e coletivamente. Assim, a avaliação ocorrerá no decorrer das aulas da unidade e levará em conta os conhecimentos prévios e a participação dos alunos nas discussões, a execução de atividades escritas, participação em projetos de ensino e outras formas de participação e/ou atividades.
Uso contínuo da plataforma Clickideia e o blog do presente professor:
https://fjhistoria.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário